Enviando e Recebendo Nano

Vinícius Barbosa
4 min readFeb 6, 2021

Essa publicação é a terceira de uma série bem objetiva cujo intuito é apresentar a moeda Nano para novos usuários (ou curiosos).

Vou falar sobre o básico que você precisa saber ao enviar e receber o dinheiro digital e indicar formas de testar essa experiência por si mesmo.

SUMÁRIO

0) Introduzindo Nano;
1) Criando uma carteira Nano;
2) Enviando e recebendo Nano (você está aqui);
3) Distribuindo Nano;
4) Usando o Nano Tip Bot;
5) Negociando Nano.

Agora que você já tem uma carteira, vou te mostrar que é muito simples realizar transações utilizando os apps criados pela comunidade.

Neste primeiro momento vamos falar sobre a parte prática e, depois, sobre como funciona na teoria.

Ao abrir sua conta na Natrium, por exemplo, você consegue ver o balanço atual em Nano, o balanço atual aproximado em uma moeda de sua escolha, as últimas transações realizadas (Enviado/Sent ou Recebido/Received) e dois botões:

RECEBER e ENVIAR.

Olha só:

Ao clicar em Receber, você verá o QR code com o endereço da conta, ou o próprio endereço que pode ser facilmente copiado no clipboard para ser fornecido a quem vai Enviar.

Após fornecer a conta ao outro usuário e ele realizar o envio, tudo o que você precisa fazer é abrir a carteira novamente para que o próprio aplicativo possa emitir um bloco de Receive para você, atualizando o balanço quase que instantaneamente.

Para Enviar, clique no botão correspondente e você verá a seguinte tela:

-

Mais intuitivo que isso impossível, mas vamos ao passo-a-passo:

  1. No primeiro campo é só inserir o valor, sendo que casas decimais são separadas sempre com pontos e não vírgulas. Ex.: 0.01;
  2. No segundo campo, insira a conta de destino.
    A) O “@” acessa contatos salvos;
    B) A “pastinha” cola a informação copiada no clipboard (caso você copie o endereço da conta do destinatário enviada pelo whatsapp, por exemplo).
  3. Clique em enviar.

Você pode escanear o QR Code também, se preferir.
Alguns QR Codes já são criados com o valor a ser enviado.

Após clicar em enviar, o app vai criar o bloco de Send (que vou explicar mais pra frente) e esta transação será cimentada na rede como pendente até que o recebedor abra e atualize o aplicativo.

Na rede da Nano não existem taxas inerentes ao protocolo, então exatamente a MESMA QUANTIDADE enviada, será recebida pela outra parte.
E, sim, por incrível que pareça essa é uma função inovadora e não acontece em praticamente nenhuma outra criptomoeda.

Para que você possa enxergar na prática, deixo um vídeo incrível demonstrando a facilidade e velocidade das transações na rede ao redor do mundo.

Agora vamos para a parte mais técnica, complementando algumas informações já discutidas em itens anteriores.

Um bloco é o conjunto de informações e códigos que compõe a grade de blocos (block-lattice) e fazem a rede funcionar.

Cada transação é composta por dois blocos.

Um bloco de Envio (send), registrado na corrente de blocos (blockchain) da conta que está enviando e um bloco de Recebimento (receive), registrado na blockchain da conta que está recebendo.

Enviando

O bloco de Send contém como informação o endereço da conta que está enviando, a quantidade enviada, o balanço atualizado da conta, o endereço da conta de quem recebe, o (node) que está validando a transação, a data e hora da emissão do bloco e o registro do bloco anterior, utilizado para validar este novo bloco e que continha a informação mais atualizada do balanço da conta.

Este tipo de bloco gera uma ação de subtração no balanço da conta de quem envia.

Após um bloco de Send ser registrado na rede, ele é irreversível.
Neste momento, as unidades de Nano já saíram da conta do remetente e estão registradas como Pendente até que a conta recebedora gere seu próprio bloco de Receive.

Transações pendentes já estão confirmadas e ficam Cimentadas (cemented) na rede para sempre, apenas aguardando o outro bloco ser gerado.

Recebendo

O bloco de Receive contém como informação o endereço da conta que está recebendo, a quantidade recebida, o balanço atualizado da conta, o endereço da conta de quem envia, o Representante (representative) que está votando pela transação na rede, a data e hora da emissão do bloco e o registro do bloco anterior, utilizado para validar este novo bloco e que continha a informação mais atualizada do balanço da conta.

Este tipo de bloco gera uma ação de adição no balanço da conta recebedora.

Todas as transações ocorrem de forma assíncrona e precisam de um bloco anterior válido para serem consideradas válidas.

Para conseguir visualizar como funciona a Block-Lattice, você pode assistir este vídeo que demonstra os primeiros blocos saindo da conta gênesis e atualizando as grades de blocos das contas seguintes.

No próximo item, explicarei como foi feita a distribuição da Nano e como você pode conseguir suas primeiras unidades para testar o protocolo.

Todos os blocos válidos na rede são monitorados por sites e aplicativos Exploradores de Blocos (block explorers).

Alguns deles:

Nano Crawler
Nano Looker

--

--

Vinícius Barbosa
Vinícius Barbosa

Written by Vinícius Barbosa

Nano Ambassador in Brazil🎈 Forever blowing bubbles. Liberdade, propriedade e descentralização.

No responses yet